Até o dia 28 de abril, pessoas físicas podem investir até 3% do imposto de renda (IR) devido nos Fundos da Criança e do Adolescente, mesmo aqueles que já destinaram parte do IR no final de 2016, desde que não ultrapasse o teto de 6%. “Os profissionais da contabilidade estão capacitados para orientar os contribuintes a doarem, no momento da declaração de ajuste anual”, explica a contadora Silvia Grewe, coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS).
- Ao longo dos últimos anos, tem havido evolução nos valores doados, porém os números ainda estão longe do potencial de recursos que podem ser destinados aos fundos municipais, afirma a contadora. É importante esclarecer, ainda, que a destinação para os Fundos da Criança e do Adolescente não resulta em ônus para os contribuintes, e faz muita diferença na qualidade de vida de quem precisa.
A dica da MBM é que quem fizer a declaração completa em março ou abril de 2017, pode doar 3% do seu imposto de renda pessoa física, da seguinte forma:
1 – ao finalizar o formulário completo da sua Declaração, clique na guia Resumo da Declaração (lado esquerdo do formulário)
2 – clique em Doações Diretamente na Declaração – ECA. Clique em novo e selecione a opção de Fundo Municipal
3 – preencha o valor da doação (até 3% do IR devido de 2016) – você poderá fazer a doação tendo imposto a pagar ou a restituir. E o próprio programa informa qual o valor máximo que poderá ser doado.
4 – em seguida imprima a DARF gerando a guia (guia imprimir) e efetue o pagamento até 30/04/2017.
Postado por WM Internet
as 13:27
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog