Médicos infectologistas de Santa Maria e um especialista em toxoplasmose de Erechim acreditam que o surto da doença que está atingindo a cidade é o maior do mundo, por dois motivos: há indicativos de que o total de casos em Santa Maria passa de 500 e já supera os 464 casos de Santa Isabel do Ivaí (PR), em 2002, que é, até então, a recordista mundial; e porque ainda continuam surgindo aqui novos pacientes com sintomas da doença.
Segundo dados coletados por infectologistas em parte dos hospitais, consultórios e laboratórios da cidade, já há 509 casos em avaliação na cidade, de pessoas com os sintomas, sendo que 352 pacientes tiveram sintomas clínicos da toxo aguda e pelo menos um exame comprovando a doença. Segundo o médio Fábio Lopes Pedro, esses números foram compilados com base em atendimentos na rede privada e no Husm, além de exames feitos por dois laboratórios. Segundo ele, apontam que a maioria dos casos é nas regiões Oeste e Norte da cidade, em especial na Tancredo Neves e no Parque Pinheiro, além de Divina Providência, Passo da Areia, Boi Morto e Nova Santa Marta.
Porém, o boletim divulgado pela prefeitura na última terça-feira aponta números totais de 792 casos notificados nas redes públicas e privadas (incluindo todos os postos, hospitais e laboratórios), sendo que desses, 617 são considerados suspeitos. O mais preocupante é que ao menos 218 casos já foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e que há outros 319 casos já tiveram o primeiro exame, em Santa Maria, com resultado positivo para toxo. Só levando em conta esses dois números, já são 537 pacientes com toxoplasmose, sendo 123 grávidas, em que há risco de bebês terem má-formação ou aborto.
Postado por WM Internet
as 13:27
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog