A pesquisa de prevalência do coronavírus no Rio Grande do Sul, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), divulgada nesta semana, revelou que, de oito testes positivos, quatro foram em Passo Fundo.
Em entrevista na Uirapuru, o coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da IMED e Doutor em Epidemiologia, Bernardo Antônio Agostini, salientou que o alinhamento da pesquisa é feito para representar a população estadual e não só de Passo Fundo e que se fosse feita para analisar a prevalência no município, a metodologia teria que ser outra. Ele avaliou como positivo o fato da pesquisa mostrar que o Estado, como um todo, está com uma estabilidade no contágio e que, em comparação das quatro fases, o número de casos positivos foi semelhante.
O doutor destacou que, assim como a fase anterior, Passo Fundo teve um grande número de casos positivos e causa um alerta. Disse que Passo Fundo pode ser considerado um centro de contágio do Estado e é necessário uma cautela ao interpretar os dados. O doutor explicou ainda que o teste serve para ver a prevalência de anticorpos e o que foi visto no final de semana é reflexo de 15 dias atrás.
De acordo com o coordenador, com base na pesquisa é possível afirmar que a estimativa é que cerca de mais de duas mil pessoas já foram infectadas pelo vírus, ou seja, 1% da população. Ele explicou que esse número se dá com base na relação de estimados com notificados que é três vezes mais, como mostrou a pesquisa.
Quanto ao aumento de confirmações, o doutor disse que isso se dá em razão do aumento de testagem dos últimos tempos. Ele lembrou que a cidade recebeu do governo estadual nas últimas semanas novos testes e que existe uma maior testagem que precisa ser vista de maneira cautelar. A pesquisa também mostra que Passo Fundo ainda é um importante município a ser monitorado, em razão de ter o contágio alto em comparação com outras cidades.
O médico ressaltou que a cidade não possui um surto, mas deve ficar em alerta. Segundo ele, as medidas de Distanciamento Controlado que estão em vigor fazem aparecer um efeito positivo em comparação com outros estados brasileiros. As medidas adotas pelas bandeiras têm sido prudentes, pois levam diversos aspectos em consideração e um deles é a pesquisa que complementa dados importantes para as classificações.
Para o doutor, Passo Fundo está longe de comemorar sua situação de contaminação de coronavírus e a cidade ainda passará por mais quatro fases da pesquisa estadual, além de estar listada na pesquisa nacional. O doutor também agradeceu a população pela participação e por entender a importância da pesquisa.
Fonte - Rd Uirapuru
Postado por WM Internet
as 18:11
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog