Imagens mostram estrutura se movendo intensamente com a passagem de veículos
Um vídeo no YouTube repercute nas redes sociais, já tem mais de 74 mil visualizações. Levantando suspeitas sobre a segurança de uma ponte localizada sobre o Rio Uruguai na BR-158, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o vídeo mostra uma das juntas estruturais de dilatação da ponte movimentando-se de forma intensa com a passagem dos veículos. Segundo Zero Hora, especialistas foram unânimes em afirmar que a falta de manutenção é preocupante e oferece riscos.
Segundo o coordenador do curso de Engenharia Civil da Unisinos, Bernardo Tutikian, a movimentação entre as partes de uma ponte é esperada e o espaço existente (chamado de junta estrutural de dilatação) serve justamente para absorver e permitir estas movimentações. No entanto, ele aponta irregularidades: "O que não é normal, e deveria ser recuperado urgentemente, é que este espaço não está preenchido. Deveria estar fechado, para evitar estes choques secos entre concreto e concreto, o que danifica a estrutura e vai quebrando partes, lascando. Com o tempo, a estrutura vai sendo fissurada internamente, fragilizando todo o elemento. E quando quebra alguma parte de concreto, a armadura fica exposta às intempéries, o que provoca a oxidação das mesmas e perda de capacidade resistente. Aí pode vir o colapso, mas após muitos anos".
A opinião é compartilhada pelo professor do Laboratório de Sistema de Transportes (Lastran) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em trânsito, João Fortini Albano: "As filmagens demonstram que o estado geral de conservação da ponte é deficiente. Parece que ocorrem problemas nos apoios da superestrutura sobre os pilares. Isto, sem dúvida, deve ser verificado e avaliado pelo gestor ou especialistas em grandes estruturas".
Após a repercussão do vídeo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que ainda nessa semana o local deve ser vistoriado. No entanto, segundo o superintendente regional do Dnit no Estado, Pedro Luzardo Gomes, o movimento demonstrada nas imagens, que já foram vistas mais de 94 mil vezes no YouTube, é normal: "Trata-se de um movimento no vão Gerber normal e natural da ponte. A mesma encontra-se em condições normais de trânsito e deve ser vistoriada ainda essa semana para futura troca de juntas".
|
Foto:
Reprodução / YouTube |
Postado por WM Internet
as 17:19
e tem
1 comentarios >
|
Lembram no incidente na Boate de Santa Maria? Ninguém dava bola quando essas casas funcionavam totalmente irregular? Muito bem está na hora da população ficar em cima da fiscalização em outros setores também inclusive pontes, já pensou desabar uma ponte com ônibus cheio de passageiros, caminhões, carros, etc ? Fica a dica.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog