O nascimento de uma criança é um momento muito especial para uma família. Várias cidades do Brasil estão adotando a prática de presentear mães de bebês recém nascidos com árvores. Toda mulher que dá à luz ganha uma muda de árvore, seja ornamental ou frutífera. É uma medida simples que busca chamar a atenção para problemas relacionados ao meio ambiente.
Alguma vezes, a prática vem acompanha de lei pela Câmara Municipal. Em Pirajuí SP, a lei determina que as mudas sejam entregues já nos cartórios, com a Certidão de Nascimento. As plantas são mantidas no viveiro municipal e, se em 90 dias as famílias não pegarem a muda, o próprio departamento de Meio Ambiente faz o plantio.
Em Diamantina (MG) o projeto chama-se “Plantando Vida” e para cada bebê nascido, uma muda de árvore é plantada. Cada bebê que nasce na Maternidade do Hospital Nossa Senhora da Saúde, a mãe leva uma muda arbórea ou ornamental para casa.
Em Macatuba, o projeto Plantar foi idealizado por um médico e nos 12 anos de existência, o projeto distribuiu aproximadamente quatro mil mudas de árvores das mais diversas espécies. O responsável pelo projeto na cidade de Calixto, médico obstetra, queria tornar a saída da maternidade um momento ainda mais emocionante. “A ideia é que a arvorezinha crescesse junto com a criança e que tomasse consciência do meio ambiente. De como fazer renascer o respeito pelo meio ambiente."
A iniciativa envolve e emociona as famílias. São belos exemplo que poderiam ser seguidos, não acham?
Postado por WM Internet
as 22:09
e tem
3 comentarios >
|
Em Tapera o povo gosta mais de cortar árvores, à plantar.
Ta na hora de mudar a consciência!
Aqui pelo jeito acontece o contrário, pois parece que derrubam 10 árvores para cada óbito. E pelo andar da carruagem, logo será uma cidade completamente desarborizada.
Algum projeto parecido, como o mostrado no blog, deve causar calafrios no pessoal do departamento de meio ambiente da prefeitura de Tapera.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog