Você se lembra da campanha “Saco é um saco” do Ministério do Meio Ambiente? Então, essa campanha que em 2010 buscava obter uma redução no uso de sacolinhas plásticas deverá voltar em 2014, provavelmente com um novo nome, mas com os mesmos objetivos. O Ministério do Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Supermercados querem superar os resultados obtidos na primeira versão da campanha que alcançou uma redução do consumo de 5 bilhões de unidades e contribuiu para uma mudança de atitude por parte dos consumidores.
Infelizmente a campanha sofreu as consequências da má comunicação, pois ficou a impressão para o consumidor de que o objetivo principal era simplesmente fazer os supermercados ganharem com a venda das sacolas e economizando ao deixar de fornecer gratuitamente as sacolinhas. E é importante mesmo que algo seja feito, pois dados da Abras, que representa 83,6 mil pontos de varejo e atende 25 milhões de consumidores por dia, revelam que em 2012 o consumo de sacolas plásticas aumentou. Para 2013, a tendência de alta se mantém.
O Ministério do Meio Ambiente informou que a campanha não terá o objetivo de conseguir o banimento das sacolas, mas, sim, a redução e uso consciente do produto. O fim da distribuição gratuita aos consumidores e a realização de campanhas de educação ambiental são, segundo o MMA, medidas de impacto positivo para um consumo desenfreado das sacolinhas. Pela quantidade de sacolas descartadas das piores maneiras possíveis, poluindo rios, entupindo bueiros e sujando ruas e praças, uma campanha de conscientização é muito bem vinda, vamos acompanhar! Você é a favor da campanha que vai limitar o uso de sacolas plásticas nos supermercados?
Esta e outras notícias você encontra no site Ibirubá Florestal
Postado por WM Internet
as 16:27
e tem
2 comentarios >
|
isso é besteira, onde as pessoas vão colocar o lixo? em sacos de papel? claro que não.
Há muitas opções para as sacolas plásticas. Sacolas de lixo biodegradáveis, plástico feito a base de amido, etc. Não dá prá jogar toda a responsabilidade no consumidor, os supermercados também tem q fazer sua parte. Para o lixo, há embalagens que agridem menos o ambiente que a sacola plástica.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog