Enquanto é finalizada a colheita dos grãos da safra de verão no Rio Grande do Sul, é intensificada a colheita do pinhão, produto típico do inverno gaúcho. De acordo com a Emater/RS-Ascar, nas regiões produtoras, como Serra e Campos de Cima da Serra, as sementes estão bem maduras, com ótima sanidade e tamanho. Apesar disso, pelo terceiro ano consecutivo, o volume de frutas e sementes produzido é bastante reduzido, devendo ficar em 30% da média de safra cheia.
O produto está bastante disputado pelo mercado, mantendo preços satisfatórios. A cotação média na propriedade é de R$ 2,00/kg, chegando a R$ 8,00/kg no varejo.
Apesar de calórico - 160 calorias em uma porção de 100 gramas - o rei do inverno é cheio de carboidratos complexos, que garante, entre outras coisas, a sensação de saciedade. O pinhão é cheio de minerais (cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio e fósforo). É o potássio, porém, o mineral que predomina na semente, o que a transforma em uma aliada contra a pressão alta e doenças cardiovasculares. Saiba mais sobre o pinhão.
Postado por WM Internet
as 09:12
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog