Na enquete da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 12,5% dos professores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana.
Trata-se do índice mais alto entre os 34 países pesquisados - a média entre eles é de 3,4%. Depois do Brasil, vem a Estônia, com 11%, e a Austrália com 9,7%. Na Coreia do Sul, na Malásia e na Romênia, o índice é zero.
A conclusão da pesquisa é de que os professores gostam de seu trabalho, mas "não se sentem apoiados e reconhecidos pela instituição escolar e se veem desconsiderados pela sociedade em geral", diz a OCDE. No Brasil, segundo dados do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDEs) da Presidência da República, divulgados em junho deste ano, a remuneração média dos professores é de pouco menos de R$ 1,9 mil por mês. A média salarial dos professores nos países da OCDE, calculada levando em conta o poder de compra em cada país, é de R$ 5,7 mil por mês, o triplo do que é pago no Brasil.
Por outro lado, Cristovam Buarque diz que a escola é violenta com o aluno, "pois a sociedade brasileira é uma sociedade muito violenta hoje". Gabriel, o Pensador, rapper que causou polêmica em 1995 com a música Estudo Errado, em que questiona o formato e o conteúdo das aulas, que via como distantes da realidade fora das salas de aula, hoje diz que ' Professor é herói do dia a dia'
E ai, o Brasil deu as costas para a educação?
Postado por WM Internet
as 17:10
e tem
2 comentarios >
|
FHC estava certo: Esse país é a Caixa de Pandora!!!!!
Imagina agora que o PT entrou com uma proposta que as escolas não poderão mais expulsar alunos.
Dai sim a coisa vai piorar.
Fora Tatso
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog