Animais abandonados são verdadeiros problemas para as prefeituras. O município de Ponta Grossa, no Paraná, resolveu inovar e lançou um programa para castração gratuita de cães e gatos. A inovação ficou por conta do 'Castramóvel', um trailer adaptado para realizar as cirurgias.
O “Castramóvel” ficará disponível por cerca de três meses em cada região. A intenção, segundo a prefeitura, é castrar de 10 a 15 animais por dia. A Gerência de Controle de Zoonoses da prefeitura estima que a cidade tenha 55 mil cães e cinco mil gatos. O setor não tem estimativa do número de animais abandonados nas ruas.
Em algumas cidades existe a proposta de IPTU Solidário - desconto para quem adotar animais de rua. Na Câmara de Porto Alegre, tramita o projeto de lei que garante desconto de até 20% no valor de IPTU ao contribuinte residencial que adotar animal doméstico registrado pela prefeitura. Conforme cálculos apresentados no projeto, o impacto para os cofres públicos seria mínimo, ao redor 0,12% da arrecadação anual prevista.
Os Ministérios Públicos de alguns municípios tem obrigado as administrações municipais a adotar uma série de medidas, já que é um problema de saúde pública. Os municípios alegam falta de estrutura para lidar com o problema. O controle populacional dos animais de rua parece ser a melhor solução. As soluções existem, há que se enfrentar o problema.
Postado por WM Internet
as 11:45
e tem
1 comentarios >
|
Nao aguento mais a cachorrada na minha rua,ninguem mais dorme,os lixos ficam sempre revirados,ninguem é dono deles,eles é que são donos das ruas.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog