O Projeto Soja Brasil apresenta a história de sucesso do um agricultor taperense que foi campeão de produtividade no Rio Grande do Sul na última safra. Gilberto Maldaner, no município de Condor, produziu no último ciclo 84 sacas por hectare gastando apenas 25 sacas/ha e a expectativa é de uma colheita ainda maior neste ano.
A reportagem "Veja como produzir 80 sacas por hectare gastando pouco" conduzida por Manaíra Lacerda explica que o plantio de soja ocupa 1600 hectares na propriedade. A produção campeã de 84 sacas por hectare poderia ser maior, em alguns talhões a produtividade alcançou 100 sacas por hectare. Maldaner lista algumas práticas que o ajudou a conseguir este bom resultado. Entre as dicas, estão o tratamento de solo, a rotação de culturas, cobertura de solo e irrigação. E o trabalho leva tempo: são 30 anos seguindo essas práticas.
– Desde que eu herdei a terra, nós iniciamos com o plantio direto. Eu fui um dos que começou o plantio direto aqui na região, sempre acreditei nisso e hoje é um sucesso. Outro fator, que acho que foi determinante: em 2004 comecei a agricultura de precisão. Você coloca o que precisa em cada pedaço da área. Então tinha deficiências de calcário, de enxofre, de fósforo, de potássio em todas as áreas e nós procuramos colocar onde realmente precisava – explica o agricultor.
Leia matéria completa no site Projeto Soja Brasil ou veja o vídeo abaixo (espere o carregamento):
Postado por WM Internet
as 18:14
e tem
4 comentarios >
|
Parabens Giba!
Acho que vc aprendeu essa tecnologia em Vila Raspa!
Propriedade administrada por um Engenheiro Agrônomo. Agora se fosse um técnico vendedor de insumos, jamais esses índices de produtividade seriam alcançados, mas com certeza o custo ultrapassaria, com folga, os 25 scs/ha. Da lhe ratão, tu merece.
Logico que a qualificacao profissional, a dedicacao e o trabalho, sao fundamentais para o sucesso da atividade,porem, as politicas publicas do governo, tais como pesquisa, extensao, etc... sao necessarias para viabilizacao do exploracao agropecuaria.
Falo Giba, parabens!
o que realmente houve, foram 3 grandes revolucoes na agricultura moderna brasileira;
1a.- Operacao tatu na decada de 60.
2a.- Plantio direto na decada de 90.
3a.- Agricultura de precisao, agora, recentemente.
E de lambuja, o Giba da uma irrigada quando falta chuva. E' so' por isso que se colhe de 80 a 100 scs/ha.
Parabens e uma grande abraco.
NAA
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog