Nos últimos anos o Brasil assistiu a ascensão e queda do poder aquisitivo de sua população, incluindo as classes C e D. Essa busca desenfreada pelo consumo gerou o endividamento de boa parte dos brasileiros, que, sem a cultura do crédito, apresenta bastante dificuldade em lidar com as inúmeras ofertas de empréstimos e financiamentos. Segundo dados recentes da Febraban, aproximadamente, 53% da população brasileira está endividada, o maior em 10 anos,
O levantamento realizado pela Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV) revela que 88,2% das famílias gaúchas cortaram despesas neste ano. Para conseguir equilibrar as contas no final do mês, 87,5% dos gaúchos reduziram o lazer - idas ao cinema, restaurantes, viagens, shows, teatro - e 37,5% diminuíram as compras no supermercado. Além disso, 34,4% reduziram os gastos com a telefonia móvel e para 66,7% dos participantes, o aumento das contas básicas os impediu de “fazer algo que gostava”. Também foram apontados na lista de redução de despesas: rancho, luz, transporte e TV a cabo.
Apesar de 88,9% dos participantes afirmarem que estão mais educados financeiramente, 47,1% afirma que adquiriu dívidas em 2016 com bancos e/ou financiamentos, 35,3% com cartão de crédito e 17,6% com crediário.
Este cenário lembra a frase do assessor da campanha de Bill Clinton, que criou a frase “É a economia, estúpido!”. Resumia o fator decisivo para a vitória de Clinton sobre George Bush pai naquele ano – os eleitores estavam mais preocupados com a crise econômica que com o triunfo de Bush na Guerra do Golfo. É a economia, novamente, a grande preocupação do brasileiro.
Postado por WM Internet
as 09:16
e tem
1 comentarios
|
É culpa do Lula!!! Esse Imbecil falava: comprem,consumam, não dêem bola pro que os outros vão falar.Se um rico pode ter, vocês também podem.Tá aí o resultado. É a economia, Estúpido!!!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog