Em tempos de escassez de chuvas e de pouca disponibilidade de forragem verde para os bovinos de leite, uma situação diferente está acontecendo na propriedade do produtor Pedro Inácio Nienow, na comunidade da Barra do Colorado, município de Tapera. Nesta propriedade foi semeado um hectare de alfafa crioula na primavera de 2011. Esta área proporcionou até agora três pastejos para as 12 vacas em lactação da propriedade.
De acordo com o técnico da Emater/RS-Ascar de Tapera, Clari Pierezan Pereira, a alfafa caracteriza-se por ser uma leguminosa perene com alto teor de proteína, cuja produção estende-se durante o ano todo, tendo variações de intervalos de rebrote maiores durante o período de temperaturas mais frias.
A propriedade dispõe de um pequeno sistema de irrigação, que permite irrigar pequenas parcelas diárias, fato este que permitiu a manutenção da produção da alfafa durante todo o período do verão. O produtor Pedro Nienow destaca, entre as principais vantagens do cultivo da alfafa crioula, a possibilidade de se fazer o uso de ração concentrada com menor teor de proteína bruta, que tem um custo mais acessível, e a disponibilidade de forrageira para os animais em períodos de escassez de pastagens em qualidade adequada.
Por: EMATER - RS
Vanessa Almeida de Moraes - Emater/RS-Ascar – Regional de Passo Fundo
Postado por WM Internet
as 13:12
e tem
1 comentarios >
|
Essa alfafa não tem mais nutrientes que mortadela?
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog