'Segundo a legislação brasileira, se uma eleição tiver 51% de votos nulos, o pleito seria anulado e novas eleições seriam convocadas.'
Essa é uma lenda que circula na internet e ganha muita força durante o período eleitoral. Devido à grande insatisfação da população perante a maioria dos candidatos, uma saída passa a ser apontada para os eleitores: o voto nulo. De acordo com um texto que circula há muito tempo na internet (com certeza mais de dez anos), o povo brasileiro tem uma arma na qual “eles” não querem que você saiba. Para anular uma eleição, só é preciso votar nulo.
Apesar de à primeira vista o texto ou vídeo ter alguma lógica (afinal se todos reprovaram todos os candidatos, vamos tentar novamente), a informação é falsa. Em 2006, o então presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Marco Aurélio Mello, apontou que a informação não procedia .
De acordo com o ministro, para alguém ser eleito é preciso ter mais do que 50% dos votos válidos. Os votos válidos são todos excluindo os votos brancos e nulos. Ou seja, se uma eleição tiver 60% dos votos nulos, apenas 40% seriam considerados válidos. Ou seja, para alguém ser eleito só precisaria do 20,01% dos votos totais.
Marco Aurélio também explicou que uma leitura equivocada do artigo 224, que aponta que se a nulidade atingir mais da metade dos votos, a eleição é cancelada. Na realidade, o termo “nulidade” se refere a votos fraudados ou perdidos como, por exemplo, nos casos de uma pessoa votar no lugar de outra ou os votos serem perdidos na urna eletrônica.
Então, não espalhe, não passe adiante, mantenha a rede livre de mentiras e/ou inverdades: 51% de votos nulos não anula eleição!
Postado por WM Internet
as 11:55
e tem
6 comentarios >
|
No Brasil nada adianta.Votar nulo,branco,votar em alguém.A insatisfação com a classe política só vai aumentar .Não sei o que é pior,se eram as eleições no passado que o congresso escolhia os candidatos ou agora ,com eleições diretas mas com cada candidato pior que o outro.
Prestem atenção no que eu digo: O Brasil vai voltar ao tempo do Feudalismo;A sociedade será (já tá) dividida em 3 classes: camponeses,burgueses e a nobreza. A nobreza são os políticos e o judiciário,que vivem de regalias dos altos impostos, cobrados da burguesia que detém o controle das terras e empresas e dos camponeses que produzem.A nobreza vive na luxúria e corrupção e engana a burguesia e oprime os camponeses.Os camponeses são desunidos, se dividem em criar conflitos com burgueses e acreditar na nobreza e outros que querem derrubar a nobreza e acreditam que só conseguem se se unirem à burguesia.E a burguesia ,por sua vez,explora os camponeses e sustenta à contra gosto a nobreza.
Eu diria:
Político Nulo;
NÃO VALE NADA!
nossa mãe. O que será do Brasil e dos brasileiros.
Nosso povo está sem esperanças. Percebe-ase que até o STF está comprometido com a classe política que quebrou o Brasil, que enriqueceu os políticos e e a população es´ta a mercê de impostos e mais impostos para sustenta essas duas classe privilegiadas.
nossa mãe. O que será do Brasil e dos brasileiros.
Nosso povo está sem esperanças. Percebe-ase que até o STF está comprometido com a classe política que quebrou o Brasil, que enriqueceu os políticos e e a população es´ta a mercê de impostos e mais impostos para sustenta essas duas classe privilegiadas.
MEU VOTO E DE MINHA FAMILIA SERÁ EM BRANCO
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog