Faleceu hoje a noite, 09/08, o taperense Branco Oliveira. Branco era músico bastante conhecido na região e lutava há bastante tempo contra uma doença.
Aos cinco anos, Branco já acompanhava seu pai, acordeonista, pelos bailes do interior tocando pandeiro. Aos 18 anos, então residindo em Porto Alegre, colocou o pé na estrada e foi parar em Juazeiro, na Bahia, sendo influenciado pelo estilo baiano. No início dos anos 80, de volta ao Rio Grande do Sul, passou a tocar profissionalmente em bares e casas noturnas de Porto Alegre, do Litoral e da Serra gaúcha.
O trabalho artístico de Branco repercutiu muito no carnaval taperense. Na década de 90, foi mestre de bateria do Bloco Unissax, que recebeu diversas premiações regionais. Nesse mesmo período conduziu programa de rádio em emissora local. Ainda na década de 90, participou de shows em cidades do Estado de Goiás e integrou turnê a Santiago do Chile, contratado pelo Governo do Estado do RS, divulgando o turismo e a cultura gaúcha.
Ainda na década de 90, participou de shows em cidades do estado de Goiás e integrou tourné a Santiago do Chile, contratado pelo Governo do estado do RS, divulgando o turismo e a cultura gaúcha. Em 2008 lançou o CD "Praia do Rosa" que reúne, além dessa composição título, as músicas "Soltaram a Maria", "Não me Pire" e a gravação original do "Reggae do Bom Fim".
Com forte influência do reggae, o artista foi um dos precursores de uma nova página na história da música urbana e alternativa do RS e suas músicas traduzem o contexto social e político contemporâneo.
Sua composição mais conhecida, o Reggae do Bom Fim, integra o CD Hits 94 das mais tocadas no Brasil:
Texto: Solange Maria Giacobo e Fabio da Silva Barbosa
Marcadores: Obituário
Postado por WM Internet
as 02:06
e tem
3 comentarios >
|
VA NA PAZ MEU AMIGO BRANCO...DESCANSE E CANTA MUITO LÁ EM CIMMA VA COM DEUS
Grande figura e grande músico. Fará falta para os que souberam apreciar sua rara beleza
que pena pois era de talento vai na paz
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog