O inverno deste ano não foi fácil. Temperaturas abaixo de zero, neve nos Alpes catarinenses, calorões fora de hora... E não parece que as estrepolias invernais tenham acabado. Não última semana de inverno, o frio retornou. Até geada podia acontecer. A meteorologia diz que Tapera pode ter mínima de de 1ºC pela manhã desta quarta-feira e que voltará a chuva na sexta-feira com previsão de 26mm.
Bastou uma semana de calor e a floração se fez presente. Ipês e as quaresmeiras floriram abundantemente. Os ipês não costumavam florescer uma vez por ano? Até as árvores estão mudando frente às mudanças climáticas em 2013.
Em meio a discussões entre os cientistas sobre aquecimento global, se ele é causado pelo homem ou parte de um ciclo da natureza, ou mesmo se ele é real depois da revelação de que a calota de gelo do ártico ter crescido em 60% de um ano para cá, ainda está longe o dia em que estenderemos todos os mecanismos que regem a Terra e seus habitantes.
|
Camada de gelo do ártico aumenta 60% em relação ao ano passado.
Em inglês, aqui |
Vale mencionar que o gelo no ártico aumentou em 60% em relação ao ano passado porque o ano passado estabeleceu um recorde na perda de gelo. O nível deste ano, apesar de ser maior do que o de 2012, ainda é muito menor do que a média. Não há muita dúvida ou discussão entre cientistas quanto à ocorrência do aquecimento global.
e porque ninguém fala que o gelo aumentou 60%?so falam quando diminui, depois não sabem pq ninguém mais acredita em nada...
O gelo no ártico já passou por um período de perda significativo nos anos 20 e 30, voltando a crescer em extensão logo após. Existem muitas dúvidas sim sobre a ocorrência de aquecimento global, tudo depende do período analisado pela estatistica que se quer usar. Nos últimos 15 anos a temperatura média se manteve estável. Se considerarmos os registros de 1951 para cá, houve aumento de 0,12ºC por DÉCADA. Conforme o novo relatório do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) da ONU, muitas partes do mundo permaneceram nas últimas décadas tão quentes como estavam entre 950 e 1250, séculos antes da revolução industrial, quando a população era muito menor e os níveis de CO2 eram muito mais baixos. Não que o homem não deva diminuir os níveis de poluição que estão muito altos, mas reportagens alarmistas que pregam o fim da civilização para breve parecem estar servindo mais para políticos em campanha e autores de ficção científica.
é o minuano que resouveu de vir comemorar a semana farropilha
esse resfriamento global não poderia esperar um pouco? estou me preparando para -50C aqui no Canada!! ainda bem que tem petróleo pra mais de 80 anos aqui...se esfriar ai sim que o CO2 vai aumentar, ciclo ou não do clima, mais poluição!!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog