Tapera.Net - blog@tapera.net
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
Prefeitura alerta que entulhos nas vias públicas é responsabilidade do construtor

Devido ao número crescente de obras e construções civis, a Prefeitura Municipal de Tapera ressalta que o recolhimento de entulhos e restos de obras é de responsabilidade dos empreendedores. A medida está de acordo com a Lei Federal nº 12.305/2010 e com a Lei Municipal 817, de 14/09/1984, com alterações disponíveis na Lei 1.527, de 02/01/1996, publicadas no Código de Postura.

Os empreendedores deverão contratar empresa particular licenciada e habilitada para realizar a coleta dos entulhos. Da mesma forma, os empreendedores serão responsáveis pelo armazenamento do material de construção, que não deverá estar disposto nas vias públicas, o que poderá resultar em multas.

A medida visa manter a cidade limpa e evitar restos de construções e entulhos nas ruas, o que causa o entupimento dos bueiros e impede o escoamento da água, provocando alagamentos.

  
Aliás, é um abuso a forma que empreendedores usam calçadas e ruas em Tapera. Deveria haver uma forma mais efetiva de fiscalização, multa, penalidade por reincidência - ferramentas para coibir este tipo de atitude.

A mesma fiscalização poderia ser feita em relação às calçadas. Há inúmeros exemplos de calçadas com buracos, desníveis em pleno centro da cidade. É um direito do cidadão ir e vir e medidas mais duras devem ser tomadas para preservar este direito. Há um número muito grande de cadeirantes na cidade que são obrigados a andar na rua, disputando espaço com os carros, porque as calçadas são extremamente disfuncionais. Veja algumas dessas calçadas no vídeo feito por Fábio Petry.



Postado por WM Internet as 09:21 e tem 42 comentarios
42 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

e numa construção do centro que colocaram um placa indicando que os pedestres deveriam caminhar na rua pq ocuparam 100% da calçada! para isto já existe lei! no minimo 30% do passeio deve ser mantido! pq ninguém não faz nada, quem deveria fiscalizar isso??? se fosse um pobre coitado que tava reformando a casa velha com certeza o bixo ia pegar!!!

29 de janeiro de 2015 10:38  
Anonymous Anônimo disse...

pelo q vi nas fotos, estas pessoas não devem ter condições de chamar alguém pra tirar os entulhos das ruas!!! tem gnt q tinha q criar vergonha na cara!

29 de janeiro de 2015 10:42  
Anonymous Anônimo disse...

AGORA A PREFEITURA QUER COMUNICAR... PQ NAO MULTOU ENTÃO QUANDO TINHA APENAS UM "TRILHO" PARA PASSAR NAQUELA RUA QUE SAI DA AVENIDA PARA O ACESSO A LINHA ETELVINA.... PARTE DA RUA, E A CALÇADA TODA ESTAVA TOMADA POR MATERIAL DE CONSTRUÇÃO OU SENÃO ENTULHOS... MAS ACHO QUE NINGUÉM VIU ISSO QUE DUROU SÓ UM POUCO MAIS DE UM ANO...

29 de janeiro de 2015 10:46  
Anonymous Anônimo disse...

o progreço sempre tras concequencias.

29 de janeiro de 2015 11:02  
Anonymous Anônimo disse...

Bem colocada a materia ! Os predios que estão construindo em nossa cidade , invadem ruas , terrenos dos visinhos sujam de barro toda as ruas ,deixam entulhos e tudo mais o que se pode imaginar , amontoam terra no meio fio , e após uma chuva o barro se estende por tuda a quadra , TEM QUE MULTAR MESMO E EXIGIR TELE ENTULHO OS VEREADORES DEVEM VOTAR UMA LEI !

29 de janeiro de 2015 11:07  
Anonymous Anônimo disse...

e nossos impostos que pagamos serve pra que, temos que pagar agora pra fazer tudo, dai mais uns ano vão cobrar para usar praças parquinho e tudo mais!

29 de janeiro de 2015 11:13  
Anonymous Anônimo disse...

mas que prefeitura é essa que nao tem capacidade para recolher entulhos???
para que servem as maquinas no seu patio???
para que paga funcionarios????
para o que pagamos os nossos impostos???

29 de janeiro de 2015 11:22  
Anonymous Anônimo disse...

Parece q a discussão ficou se a obrigação do recolhimento de entulhos é obrigação da prefeitura ou dos cidadãos. Nas cidades grandes é do cidadão.
Pela lei federal e municipal é do cidadão.

29 de janeiro de 2015 12:45  
Anonymous Anônimo disse...

E o tipo de calçada ( rampa/quebra canela) que está sendo feito em algumas obras da cidade está dentro da legislação? Quem fiscaliza?

29 de janeiro de 2015 13:15  
Anonymous Anônimo disse...

O lixo seco descartado pelas lojas( caixas de papelão, plásticos e isopor) que fica mais de semana na rua, é responsabilidade de quem?

29 de janeiro de 2015 13:17  
Anonymous Anônimo disse...

Deve ser aplicada a Lei. Se tá prevista multa então que se multe, não tem que ameaçar de cobrar, etc.

29 de janeiro de 2015 14:20  
Anonymous Anônimo disse...

e ainda tem que ouvir uns idiotas atrasados de 50 anos atras que a obrigação de sujar é do povo e de limpar da prefeitura.....cada uma de cidade de interior mesmo

29 de janeiro de 2015 14:52  
Anonymous Anônimo disse...

Ninguém paga imposto para recolher entulhos, e como a lei descrita no testo, já prevê, cada qual que providência no seu entulho. E as empresas preparadas para tal, daqui ou de fora que se abilitem.

29 de janeiro de 2015 14:57  
Anonymous Anônimo disse...

A LEI DEVE SER CUMPRIDA DOA A QUEM DOER.

29 de janeiro de 2015 15:00  
Anonymous Anônimo disse...

ôhh das 11:02 ... pq não estuda um pouco só, pra ver como o progreÇo traZ conCequencia... que falta um dicionário pra certa gente....

29 de janeiro de 2015 16:01  
Anonymous Anônimo disse...

e o prédio ao lado do ccaa q ocupa quase toda a rua, quem vai multar??????

29 de janeiro de 2015 17:15  
Anonymous Anônimo disse...

Não moro em Tapera, estou construindo, tenho que contratar um tele entulho para levar o material.
As maquinas da prefeitura são para arrumar ruas e estradas, não para tirar entulho de particulares.

29 de janeiro de 2015 17:43  
Anonymous Anônimo disse...

Uma oportunidade de negócio.
Tele entulho em Tapera
Algum caminhoneiro se habilita???

29 de janeiro de 2015 17:46  
Anonymous Anônimo disse...

OBRIGADO PROFEÇOR.

29 de janeiro de 2015 19:33  
Anonymous Anônimo disse...

Nada mais justo que cobrar a lei, existe uma norma regulamentadora do ministério do trabalho, que cobra a limpeza, organização e segurança na construção civil, e caso não seja cumprida a mesma é passível de multas por depositar entulhos nas ruas e calçadas. As construtoras precisam seguir as NRs, caso alguém queira fazer alguma denuncia ligue para ministério trabalho Passo Fundo, acredito que tem muitas outras irregularidades nessas construções.

29 de janeiro de 2015 22:18  
Anonymous Anônimo disse...

é mesmo bem lembrado irregularidade nas construções vamos providenciar uma vistoria nessas obras urgente....vamos providenciar

30 de janeiro de 2015 09:44  
Anonymous Anônimo disse...

Pois é, é fácil dizer que tem lei para tudo não é.... é fácil falar que é obrigação da população cuidar, limpar.... manter tudo bonito e organizado.... É MUITO FÁCIL... mas FAZER é difícil. Para que pagamos o IMPOSTO ???? palavra que é muito bonita e cara... muito cara, Acredito que pagamos para ter ruas limpas, lixo recolhido todos os dias, iluminação pública ..... para tudo isso e muito mais. Só que tem dias que na minha rua não passa o caminhão do lixo.... tem 2 anos que na minha rua, não existe iluminação pública isso que já liguei e reclamei, mas como sempre não adianta. E ainda querem dizer que é nossa obrigação, da população recolher entulhos???? Então amigos, podem cobrar, podem reclamar, mas sempre vai cair nas costas do povo... de quem trabalha... não adianta quem paga é nós mesmos, então vamos lá mais uma vez tirar o nosso $$ do bolso e dar conta do que é problema da prefeitura. de manter a cidade limpa... porque nós pagamos para isso. FALAR É FÁCIL, DIFÍCIL É CUMPRIR.

30 de janeiro de 2015 10:21  
Anonymous Anônimo disse...

Olha, este ultimo comentário esta totalmente destoado da realidade. Primeiro em Tapera ninguém paga para recolher entulhos. Segundo:o valor cobrado para coleta de lixo, que seria o orgânico e o seco,o valor cobrado representa 7,5 por cento do que e gasto. Quando projeto foi para câmara de vereadores para reajustar uma pequena parte, foi regeitado por 6x2. O IPTU cobrado pela Pm, e o mais baixo das cidades equivalentes a nossa, ou seja uma média de 200,00 reais por imóvel urbano, e nem se cobra na Vila Paz e Eliza Baixa. Não e fácil falar não, o difícil e executar um trabalho pelo qual, são beneficiados os investidores, ou seja quem esta construído, e quem paga a conta e toda a população, que não tem nada a ver com os investimentos dos outros. Então esta corretíssima a PM, que já devia ter tomado esta decisão a muito tempo.mcobrar os serviços particulares, conforme manda a lei. Parabéns administração municipal.

30 de janeiro de 2015 15:05  
Anonymous JUSSA DO BITONHO disse...

ESSE ASSUNTO JÁ DEU!!

30 de janeiro de 2015 15:54  
Anonymous Anônimo disse...

É o que é aquela calçada em frente a Metalurgica Bonatto. Totalmente inclinada. Como um pedestre vai caminhar nela. Cade a fiscalização?

30 de janeiro de 2015 16:28  
Anonymous Anônimo disse...

E em relação aos galhos de podas das árvores, como é que vai ficar?

31 de janeiro de 2015 09:40  
Anonymous Anônimo disse...

e o portugeis ehm?

31 de janeiro de 2015 11:15  
Anonymous Anônimo disse...

Calçada por calçada me diga o que é aquela calçada entre o Sauer e a Eletrônica do Machado????? Tem um degrau de uns 10cm, para isto não tem fiscalização???????

31 de janeiro de 2015 13:48  
Anonymous Anônimo disse...

E a minha vizinha,o que vcs me dizem,hein??

31 de janeiro de 2015 15:43  
Anonymous Anônimo disse...

A calçada da Pedro Bini, depois da Caixa Federal, com os 20cms de desnível, como pode?

1 de fevereiro de 2015 08:27  
Anonymous Anônimo disse...

Muita gente falando e pouco se fazendo.... concordo com alguns que disseram quanto a iluminação pública que é cobrada e nem sempre se tem o serviço.... concordo tbm a respeito do lixo.... q o próprio caminhão que recolhe derruba no chão e passa por cima.. fica espalhado na rua todo o lixo, se não é nós os moradores recolher quilo fica atirado na via pública.... concordo quanto aos impostos... concordo quando muitas coisas que estão ai ditas.... Mas se cada um fizer a sua parte as coisas poderão começar a melhorar... mas a fiscalização deve ser feita PARA TODOSSSSS.... e não somente os pobres.... pq um pode mais que o outro... ai a ADM Publica tapa o sol com a peneira.. Exigem muitas coisas, mas só sobram de alguns..Grande exemplo disso é o trabalho dos Bombeiros sobre os Alvarás....
Mas o assunto aqui é o entulho... Se é responsabilidade do empresário ou empreendedor o entulho pelo menos a PM, pode nos indicar onde devemos descartar o lixo?????????? pq nem aterro temos para isso.... ou querem que começamos a levar no pátio da prefeitura?

1 de fevereiro de 2015 16:49  
Anonymous Anônimo disse...

aonde devemos levar os entulhos? isso ninguém falou mesmo! to com os meus da reforma na frente de casa, quero dar um jeito! aonde devo levar? se não tiver uma resposta até sexta vou deixar no pátio da prefeitura e esta dito!!!

2 de fevereiro de 2015 10:40  
Anonymous Anônimo disse...

O bobalhão, tu não tem telefone, liga na Prefeitura, no setor competente que eles te informam.

3 de fevereiro de 2015 16:08  
Anonymous Anônimo disse...

16:08- tem setor "competente" naquele lugar???!!?? Aonde fica, atende a qual hora, tem email ou zapezape??

3 de fevereiro de 2015 20:43  
Anonymous Anônimo disse...

informar que o cidadão tem obrigação de dar jeito em seus entulhos caso contrário será multado isso conseguiram divulgar!!! e eu nem precisei ligar pro setor competente pra ficar sabendo! E pela brabeza sua deve ser o seu setor!!!! Já que você é tão espertalhão e ta por dentro de como funciona a maquina pública poderia passar as informações pros demais leitores do blog!

3 de fevereiro de 2015 23:30  
Anonymous Anônimo disse...

depois de varias reuniões foi decidido o lugar para depositar o entulho ...AV PRESIDENTE TANCREDO NEVES, 965 CEP 99490-000

4 de fevereiro de 2015 09:43  
Anonymous Anônimo disse...

Bando da desocupados, só escrevem bobagens, e garanto que nenhum dos que escreveram estas bobagens tem algum investimento em construção, ou até na cidade.

4 de fevereiro de 2015 18:15  
Anonymous Anônimo disse...

Tem calçadas piores que a do video. Tem uma em ambos os lados da rua na avenida abandonada a muitos anos, um dos lados esta um verdadeiro mato. Os taperenses conhecem bem, entre os dois pardais depois do cais indo para lagoa dos três cantos.

4 de fevereiro de 2015 23:13  
Anonymous Anônimo disse...

04/02 18:15 E ainda tem gente como você que só pensa em dinheiro. Vai levar para onde? Viva, e deixe viver!

5 de fevereiro de 2015 10:08  
Anonymous Anônimo disse...

Quem não tiver contente aqui que vá morar em Xique-Xique ,na Bahia !!

5 de fevereiro de 2015 17:21  
Anonymous Jumento disse...

vou levar o dinheiro pro inferno e doar pros petistas.

5 de fevereiro de 2015 17:22  
Blogger Adair Ferreira de Morais disse...

Nós pagamos a iluminação pública e nosa obrigação reclamar que a prefeitura está deixando algumas lâmpadas dos postes asesa durante o dia e noite pois quem deve pagar a conta deve ser a prefeitura de Tapera pois já pagamos iptu por lei não é nossa parte de pagar a iluminação dois postes

18 de agosto de 2015 13:08  

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos




 
Google
 

 




 

Últimos Posts

Sete pessoas morrem em acidente em Santa Maria
Distorção da realidade?
Dois anos da tragédia da Boate Kiss
Morre espumosense vítima de assalto
Taiwan vai multar pais que deixam filhos exagerare...
Orth solicita recursos para Centro de Eventos e si...
Selbach está na grande final da Garota Verão 2015
Ibirubá Florestal - Consumindo o que não poderemos...
Das coisas que não conseguimos entender
Polícia Rodoviária Federal - Mais de 100 autuaçõe...

Arquivos

Julho 2012 Agosto 2012 Setembro 2012 Outubro 2012 Dezembro 2012 Fevereiro 2013 Abril 2013 Maio 2013 Junho 2013 Julho 2013 Agosto 2013 Setembro 2013 Outubro 2013 Novembro 2013 Dezembro 2013 Janeiro 2014 Fevereiro 2014 Março 2014 Abril 2014 Maio 2014 Junho 2014 Julho 2014 Agosto 2014 Setembro 2014 Outubro 2014 Novembro 2014 Dezembro 2014 Janeiro 2015 Fevereiro 2015 Março 2015 Abril 2015 Maio 2015 Junho 2015 Julho 2015 Agosto 2015 Setembro 2015 Outubro 2015 Novembro 2015 Dezembro 2015 Janeiro 2016 Fevereiro 2016 Março 2016 Abril 2016 Maio 2016 Junho 2016 Julho 2016 Agosto 2016 Setembro 2016 Outubro 2016 Novembro 2016 Dezembro 2016 Janeiro 2017 Fevereiro 2017 Março 2017 Abril 2017 Maio 2017 Junho 2017 Julho 2017 Agosto 2017 Setembro 2017 Outubro 2017 Novembro 2017 Dezembro 2017 Janeiro 2018 Fevereiro 2018 Março 2018 Abril 2018 Maio 2018 Junho 2018 Julho 2018 Agosto 2018 Setembro 2018 Outubro 2018 Novembro 2018 Dezembro 2018 Janeiro 2019 Fevereiro 2019 Março 2019 Abril 2019 Maio 2019 Junho 2019 Julho 2019 Agosto 2019 Setembro 2019 Outubro 2019 Novembro 2019

 

 


WM INTERNET
Blog Home V?o Pol?ca Cidade Pol?a Eventos Obitu?o