O tempo passa, as coisas mudam e nem todas as pessoas conseguem se reciclar, analisar a realidade e mudar ideias e opiniões. Enquanto vemos velhos ícones caírem agarrados às velhas ideologias, outros se reciclam, fazem mea culpa e renascem das cinzas cono a fênix renovada.
Luis Fernando Veríssimo, em coluna da Zero Hora, comparou os manifestantes a vira-latas: 'Os manifestantes contra o governo sabem o que não querem — a Dilma, o Lula, o PT no poder —, mas ainda não pensaram bem no que querem. Se conseguirem derrubar o governo, que cada vez mais se parece com um Fusca indefeso sitiado por cães obsoletos, o que, exatamente, pretendem fazer com o vácuo?' Ele finaliza lembrando a Marcha da Família com Deus pela Liberdade contra a ameaça comunista e o.golpe de 64.
Por outro lado, temos o filósofo francês, Régis Debray, que tornou-se um “reformista radical”. Ele diz que a política sucumbiu à economia: 'A carreira política é hoje para os imbecis'. Debray elogia o “revoltado” papa Francisco e diz que a ' a esquerda está sem voz'.
Luis Fernando Veríssimo, conhecido por suas crônicas e textos bem humorados, não soube interpretar a realidade; já o filósofo francês, Régis Debray viveu, viu e absorveu as mudanças. Em tempos de grandes mudanças, alguns ícones caem, outros florescem. Uma boa dica de leitura, sem dúvida, é a entrevista do filósofo francês Régis Debray.
Para quem não sabe, Régis Debray veio ao Rio de Janeiro, em 1964, com 24 anos, após o golpe militar, para tentar contatar Carlos Marighella. Era só uma passagem para Cuba, onde ficou amigo de Fidel Castro. Debray se lançou à guerrilha armada ao lado de Che Guevara. Foi preso na Bolívia e condenado à pena máxima de 30 anos de prisão. Ficou atrás das grades de abril de 1967 a dezembro de 1970, quase quatro anos, e foi libertado devido a uma campanha internacional de intelectuais liderada por Jean-Paul Sartre.
Postado por WM Internet
as 22:44
e tem
2 comentarios >
|
Esse LFV é um Lixo!!
Até me admira um escritor renomado escrever isso.Mas não adianta, com o tempo , ou as máscaras caem ou derretem.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog