Estudo da @usponline mapeou 404 pessoas envolvidas em 65 escândalos de corrupção entre 1987 e 2014 para tentar desvendar rede de corrupção no BR. "As redes criminosas operam de forma similar ao tráfico de drogas e às redes terroristas", explica pesquisador
Dossiê Cayman, Pasta Rosa, Máfia dos fiscais, compra de votos para a reeleição. À parte a CPI do Banestado, que voltou a ganhar destaque ao ser mencionada de forma caricata na série O Mecanismo, da Netflix, os muitos escândalos de corrupção que assolaram o Brasil após a redemocratização parecem estar fadados ao esquecimento. A sucessão de eventos, crimes, personagens, investigações, bem como as parcas condenações fazem com que a realidade brasileira de combate à corrupção seja difícil, para não dizer quase impossível, de acompanhar. Um projeto de pesquisa da USP, no entanto, aposta na ciência da computação para tirar esses casos do ostracismo, revelar o verdadeiro mecanismo de funcionamento das redes de corrupção no país e, no futuro, até prever como são formadas essas redes.
Na trama do Brasil real não há um personagem principal que lidera um grande esquema de desvio de dinheiro público, como por vezes ronda a imaginação popular. Mas, sim, uma rede bem engendrada de relacionamentos da qual foram mapeados 404 nomes – entre políticos, empresários, funcionários públicos, doleiros e laranjas –, de pessoas envolvidas em 65 escândalos de corrupção entre 1987 e 2014. “Essas redes criminosas operam de forma similar ao tráfico de drogas e às redes terroristas”, explica Luiz Alves, pós-doutorando no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos, e um dos cinco pesquisadores do projeto.
A investigação foi feita com base em escândalos de corrupção divulgados na grande imprensa a partir de 1987. “Antes disso, não temos documentação sobre corrupção. O que não significa que não existia, mas sim, que não havia uma imprensa livre para expor os casos”, explica Alves.
...
Essas conexões não são aleatórias. Apesar de não ser possível apontar uma hierarquia, a pesquisa sugere que apenas sete hubs são responsáveis por fazer pontes com os demais 397 participantes da rede. “Esses hubs representam sete pessoas com grande influência na rede de corrupção, mas que não necessariamente detêm o controle das atividades criminosas”, afirma Alves. Esses personagens funcionam como o elo comum entre diferentes grupos denunciados em esquemas de corrupção. O hub mais influente tem 86 pessoas em sua rede de relacionamento.
Leia mais sobre a corrupção no Brasil
Postado por WM Internet
as 12:05
e tem
13 comentarios >
|
PT critica Datafolha e reitera Lula como candidato .
Criticar é o que eles sabem fazer melhor!
Militantes ocupam triplex do Guarujá: “Se é do Lula, o povo pode ficar”
kkkkkkkkkkkkkkk
Assisti no Netflix varias séries sobre o narcotráfico e tive a mesma impressão. O modo de operar dos traficantes e muito semelhante aos políticos ladrões.
Será o povo brasileiro, honesto e trabalhador que poderá mudar o Brasil.
NÓS QUEREMOS UM BRASIL MELHOR, e não um país melhor.
Em outubro, com nosso voto consciente, poderemos iniciar as mudanças.
Os petistas e comunistas discursam uma coisa,fazem outra e acham que o pessoal da classe média são idiotas que caem na conversa fiada deles. Os únicos que se deixam levar são os que vendem a dignidade por meio kilo de mortadela.
Como acabarcom a corrupção,impossível,tá no dna.Qdo é pra cotas,nada é ofensa,qdo é pra bolsa 100%,é pobre,mesmo com nível alto de vida...Essas pessoas,nunca eleitas,se chegarem à um cargo público,serão as primeiras a aceitarem subornos...falta vergonha na cara e Deus no coração.
Um recadinho pra Paulo Paim e os deputados do pt: O povo tá de olho em vocês, cambada de prevaricadores.Invés de estarem defendendo os interesses do RS ,estão mais preocupados com a prisão do Líder da quadrilha.
Existem os que vendem a dignidade por um kilo de mortadela,e outros que vendem a dignidade ao fraudar dados para obtenção de vantagens como bolsas de 100% quando teriam direito apenas 50%,os que vendem a dignidade quando fazem corpo mole no trabalho fraudando o patrão,existe os que vendem a dignidade quando exploram empregados não pagando salário justo,fazendo com que os mesmos sejam levados a perder sua dignidade...pensemos em como perdemos nossa dignidade ou em como contribuimos para que os outros a percam.
Lendo os comentários acima, se percebe que as pessoas de bem estão cansadas, revoltadas com a situação em que o Brasil se encontra: corrupção, roubos, quadrilhas, drogas, sem segurança, saúde, educação, estradas, etc.
Precisamos dar um BASTA.
O povo brasileiro não merece o país que temos hoje.
É hora de mudanças.
Cansadas mesmo.Principalmente dessa ladainha de classe média se achando elite qd é sabido q de elite ñ tem nada.Cansados dessa ladainha de todo preso ser inocente,debochando do povo.Cansados dessa vergonha de foro privilegiado qdo deveriam ser os primeiros a serem julgados como pessoas comuns pois trairam o povo...É hora de mudanças, sim, no congresso e na mente das pessoas,essa briga de rinha entre coxinhas e mortadelas só serve pra essa corja de corruptos se beneficirem.Acordem.
E o que foi a Gleice convocando o Estado Islamico para defender o LUla.
Esta mulher é doente
Essa do dia 18 das 13:20-Tá cansada,minha filha? Descansa então e te prepara que isso vai mais 500 anos.
Será que somente o LULA vai ser preso....
E os outros.......
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog