O movimento antivacina tem conseguido muitos adeptos no Brasil e no mundo, como vimos anteriormente neste post do Tapera.net. Esse movimento entrou no radar do governo, quando uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde detectou que a média da vacinação no Brasil era de 81,4%, enquanto que na classe A era de 76,3%.
As crianças são o maior alvo desta desconfiança. Talvez pelo excesso de vacinas, lotes com vacinas com problemas e desconfiança com suas possíveis reações colaterais muitos pais e mães decidem não vacinar o filho (o que é um perigo, convenhamos). A pressão e lucros extraordinários da indústria farmacêutica também não ajuda as pessoas a verem com bons olhos essa questão. Enquanto isso, a OMS decreta estado de emergência para conter o retorno da poliomielite. No Brasil, o último caso de paralisia infantil registrado em 1990, mas a nível mundial a poliomielite definitivamente está de volta.
A desconfiança da eficiência das vacinas é visível na nossa região também. Em Selbach, a Secretaria Municipal de Saúde premiou através de sorteio, os idosos com mais de 60 anos que fizeram a vacina contra gripe no sábado dia 26/04, dia da Mobilização Nacional. A iniciativa teve como objetivo incentivar os idosos, considerados parte de um grupo vulnerável, a se imunizarem com a vacinação. Quem diria que seria necessário recompensar com prêmios o que até pouco tempo atrás era considerado um privilégio.
Em Tapera, as unidades de saúde de Tapera já tinham imunizado 57% das 3.483 pessoas a serem vacinadas contra a Influenza (gripe) no município até o fim do mês. Apesar da boa porcentagem atingida durante a primeira semana da campanha, o número de crianças de dois a quatro anos que ainda precisam ser vacinadas preocupa: cerca de 250 menores ainda não receberam a dose da vacina. A vacinação vai até sexta-feira, dia 10.
Então, você também compartilha desta desconfiança ou faz suas vacinas corretamente, como manda o calendário? Você acha que não vacinar um menor está correto? As dúvidas são muitas, vivemos um momento de indecisão e o que é certo ou errado ainda está para ser definido.
|
Em 30 de junho de 2012, Leonardo (nosso eterno blogueiro) registrou a corrida pela vacinação (particular) contra a gripe H1N1, ou influenza A. |
Postado por WM Internet
as 11:07
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog